Message from Estação Imagem

HOMENAGEM À RESISTÊNCIA DO POVO DA UCRÂNIA A cidade de Coimbra voltou a receber, em Setembro, o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM e o festival que lhe está associado, numa organização conjunta com a Câmara Municipal, que renovou o seu apoio àquele que continua a ser o único concurso da Península Ibérica dedicado ao fotojornalismo.

Como manifestação de apoio à Ucrânia e à resistência do seu povo face à invasão das tropas russas, esta foi uma edição dedicada aos fotojornalistas ucranianos. Entre as seis exposições do programa do festival, cinco foram sobre a guerra na Ucrânia, quatro delas de fotógrafos ucranianos e outra do célebre fotojornalista americano James Nachtwey. A sexta resulta do projecto vencedor da Bolsa Estação Imagem 2020—2022 Coimbra.

THE UNVANQUISHED, ou «aqueles que não podem ser vencidos», é um trabalho sobre a bárbara invasão do exército russo feito por JAMES NACHTWEY para a revista The New Yorker. Uma exposição única que o fotógrafo oferece à ESTAÇÃO IMAGEM e que preparou para o festival de Coimbra. Mais do que um fotógrafo multipremiado, reconhecido e agraciado em todo o mundo, Nachtwey é hoje uma lenda viva do fotojornalismo. Pelo autor, pelo trabalho e pelo momento, esta é a exposição que museus, galerias e espaços de exposição em todo o mundo gostariam de ter nesta altura. O autor esteve em Coimbra em 16 e 17 de Setembro.

As quatro exposições de fotógrafos ucranianos foram: O INVERNO VERMELHO DE BUCHA, de DANIEL BEREHULAK, que passou várias semanas documentando os crimes de guerra em Bucha; CERCO A MARIUPOL, de Evgeniy Maloletka e Mstyslav Chernov, fotógrafo e operador de vídeo que reportaram o cerco e massacre infligido pelas tropas russas na cidade portuária do Sul da Ucrânia; O ÚLTIMO REDUTO, do combatente e fotógrafo DMYTRO KOZATSKYI, que documenta por dentro os 80 dias da resistência do Regimento Azov no labirinto da siderurgia Azovstal, «lugar da minha vida e da minha morte», como registou o agora prisioneiro do exército russo; ÊXODO, um retrato da fuga de milhares de ucranianos, essencialmente mulheres e crianças, pelo olhar de 14 fotógrafos seus conterrâneos. Já INTERIOR, de Ricardo Lopes, resulta do projecto vencedor da BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2020—2022 COIMBRA, focado no fenómeno de despovoamento que desde a década de 1960 afecta o território do Centro de Portugal. 

Com abertura simultânea no dia 13 de Setembro em vários espaços da cidade, as exposições decorreram até dia 6 de Novembro no âmbito do programa do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA, cujo júri internacional reuniu na cidade do Mondego entre os dias 14 e 16 de Setembro.

DAVID FURST, curador e antigo Editor de Fotografia Internacional do The New York Times, prémio Pulitzer de Fotografia quatro anos seguidos, The World Press Photo of the Year, Pictures of the Year International, e Visa d’Or, entre outros, foi o presidente do júri da edição deste ano. DANIEL BEREHULAK – dois prémios Pulitzer, seis World Press Photo, dois Photographer Of The Year da Pictures of the Year International, entre outros – e NEWSHA TAVAKOLIAN – fotógrafa multipremiada e membro da Magnum Photos, cujas fotos estão nas colecções privadas de instituições como Victoria & Albert Museum, Los Angeles County Museum of Art, British Museum, Sackler Gallery ou Boston Museum of Fine Art – foram os outros membros do júri que atribuíram os prémios e seleccionaram o projecto BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA. No total, foram oito as categorias a concurso: Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Desporto, Arte e Espectáculos, Ambiente, Série de Retratos e Fotografia do Ano. Entre todas as reportagens apresentadas a concurso, o júri escolheu a vencedora do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA. O anúncio dos vencedores e entrega de prémios teve lugar no dia 17 de Setembro, numa cerimónia que decorreu no Teatro da Cerca de São Bernardo, com a presença dos membros do júri. À tarde houve visitas comentadas pelos autores às exposições Insubmissos, com James Nachtwey e O Inverno Vermelho de Bucha, com Daniel Berehulak e uma conferência com James Nachtwey, Daniel Berehulak e João Silva, moderada por Nicolau Santos. 

O programa incluiu também visitas guiadas e comentadas a todas as exposições entre 14 e 17 de Setembro e a exibição, no auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, dos três filmes premiados no FIKE 2021 – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, onde o prémio Documentário foi atribuído por um júri da ESTAÇÃO IMAGEM entre 13 e 17 de Setembro.