Message from Estação Imagem

O prémio de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM é único no género em Portugal e realiza-se consecutivamente há seis anos, estando aberto à participação de fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros residentes nestes territórios.

Depois de cinco anos associado à vila alentejana de Mora, a sexta edição teve como palco a cidade de Viana do Castelo, com o apoio da respectiva Câmara Municipal e o empenho activo do seu presidente, José Maria Costa.

Para a escolha do prémio ESTAÇÃO IMAGEM 2015 Viana do Castelo, dos premiados nas sete categorias e atribuição da bolsa Alto Minho, o júri internacional avaliou mais de 350 reportagens que foram submetidas a concurso. No total, são já cerca de três mil trabalhos e mais de 900 fotojornalistas candidatos ao prémio ESTAÇÃO IMAGEM ao longo destas seis edições.

A Câmara de Viana do Castelo propôs a criação do prémio Noroeste Peninsular, com vista ao aprofundamento das ligações com a Galiza com um tema que seja comum às duas regiões. Desta vez foi escolhida a Construção Naval. 

A par das reuniões, cerimónia de entrega de prémios e conferência dos elementos do júri, a cidade pode desfrutar ao longo da semana, ao ar livre e em formato gigante, da projecção das reportagens vencedoras nos cinco anos anteriores e de trabalhos fotográficos dos membros do júri internacional ou por eles escolhidos. Foram também projectadas as curtas documentais premiadas pela ESTAÇÃO IMAGEM no festival FIKE e inauguradas duas exposições: Afeganistão, de João Silva, na biblioteca municipal, e Presente, de Hermano Noronha, correspondente à bolsa atribuída no ano passado, no espaço dos antigos Paços do Concelho.

Como parceiros, o prémio ESTAÇÃO IMAGEM tem ainda a Câmara Municipal de Mora e a Casa da Imprensa. A RTP, Agência Lusa, Jornal de Notícias, Público, Diário do Minho e Rádio Alto Minho, são os parceiros media.

Official Partner

Sponsors

Media Partners

Support

Partnerships